CAPITAL DE GIRO NA GESTÃO FINANCEIRA

Whatsapp Image 2020 03 11 At 12.30.21 - Contabilidade em Goiânia - GO | Blog - Prime Gestão Contábil

Compartilhe nas redes!

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

O capital de giro na gestão financeira é de fundamental importância, haja vista estar relacionado com ciclo operacional e o giro do negócio. De maneira objetiva o capital de giro é a quantidade de recursos necessária para manter os processos do negócio dentro de um determinado período de tempo e em sua definição técnica a diferença entre os seus ativos circulantes e passivos circulantes.

A fórmula do capital de giro é dada por:

Capital de Giro = ativos circulantes (bens e direitos) – passivos circulantes (obrigações).

Observando a fórmula do capital de giro percebemos sua relação com a gestão de  estoque, pois quando o  estoque  aumenta a necessidade de capital de giro também aumenta. Por outro lado um  estoque  reduzido pode gerar desabastecimento e redução do faturamento.

Ao precificar o estoque o empresário deve pensar com cuidado os preços e a margem de lucro. Uma margem de lucro adequada pode ajudar na formação do capital de giro com mais facilidade. O prazo para recebimento do cliente deve ser levando em consideração juntamente com o prazo de pagamento dos fornecedores. Quanto mais benéfico for o parcelamento ao cliente maior será a necessidade da empresa de ter capital de giro suficiente para honrar seu compromissos com fornecedores.

Por outro lado, um capital de giro elevado pode atrapalhar a capacidade de investimentos da empresa, bem como reduzir o Retorno sobre o Patrimônio Líquido (ROE) e Retorno sobre Ativos (ROA). A administração inadequada deste recurso pode ocasionar a solvência da empresa e por este motivo deve ser acompanhado periodicamente.

Sendo este um dos maiores desafios do administrador financeiro e a razão pela qual muitas empresas vão a falência tenha sempre em mente um bom planejamento de gestão do capital de giro.

Está com dificuldades para calcular seu capital de giro? Fale com os especialistas da PRIME GESTÃO CONTÁBIL. Temos profissionais qualificados pra auxiliar nesta tomada de decisão.

Fonte: R7 CONTÁBEIS

Fique por dentro de tudo e não perca nada!

Preencha seu e-mail e receba na integra os próximos posts e conteúdos!

Compartilhe nas redes:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on linkedin
LinkedIn

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Posts Relacionados

Escrituracao Contabil Pelo Simples Nacional Entenda Sobre - Quero montar uma empresa

Escrituração contábil pelo Simples Nacional – Entenda sobre!

Mesmo com a falta de um consenso entre os contadores e empresários, a legislação brasileira estabelece que as empresas regidas pelo Simples Nacional também estão sujeitas à transmissão da escrituração contábil, uma vez que, tal atividade se trata de uma obrigatoriedade imposta a todos os regimes tributários, de acordo com a ITG 2000 do Conselho Federal de Contabilidade, aprovada pela Resolução 1.330/11.

Precisa de uma contabilidade que entende do seu negócio ?

Encontrou! clique no botão abaixo e fale conosco!

Recomendado só para você
Fluxo de caixa é uma ferramenta de controle financeiro que mostra, detalhadamente, os…
Cresta Posts Box by CP
Back To Top
Open chat